Trabalhar em casa durante a pandemia foi a opção que muita gente encontrou ou foi obrigada a fazer. Com tempo sobrando, você pode aproveitar essa situação e ganhar um bom dinheiro com várias oportunidades. Confira 8 dicas de negócio que estão em alta neste momento:
1 – Revenda de produtos de grande procura
Toda vez que acontece uma grande mudança (boa ou ruim), os consumidores reagem com aumento ou diminuição na procura de um determinado produto. Em certas épocas do ano, ter um negócio do tipo é uma ótima maneira de levantar algum dinheiro. Por exemplo, no verão aumentam as vendas de água mineral, água de coco, sorvetes e outros do tipo nas ruas, semáforos, parques, eventos, etc. Outro exemplo bem visível ocorreu com as máscaras contra o coronavírus. De repente, fazer máscaras em casa pra vender virou uma febre (sem trocadilhos). E quem investiu nisso teve excelentes ganhos! Claro que as vendas são maiores fora de casa, mas com divulgação em redes sociais você consegue vender dentro de casa na pandemia, evitando os riscos de contaminação.
2 – Venda de doces e salgados
Da mesma forma que o anterior, não é um negócio novo, mas a receita também funciona. Se você leva jeito na cozinha e tem boa disposição, então tem grandes chances de ganhar um bom dinheiro assim. E nem precisa esperar nada pra iniciar nesse negócio. A chave é conhecer o seu cliente. Uma boa sugestão é começar a divulgar nos grupos mais conhecidos, como do trabalho, do bairro, do clube, da escola, etc. E com uma ajudinha das redes sociais, você sai divulgando no Facebook, Instagram e WhatsApp. Assim fica muito mais fácil vender, não é? Não quer sair de casa? Você pode também só fazer os quitutes em casa e pedir para outra pessoa vender, com uma pequena comissão, por exemplo.
3 – Serviços de freelancer
E falando em habilidades, se você tem experiência e habilidades manuais diversas como pequenos consertos, serviços gerais, artesanato ou ainda para escrever, fazer desenhos, revisão de textos ou tratamento de imagens, saiba que há sites específicos para este tipo de negócio. Dentre eles, destacamos o GetNinjas, 99Freelas e o Workana. Todos exigem um cadastro simples, e atuam como meio de campo em toda a negociação, de forma a garantir o pagamento somente depois de aprovado o serviço por quem solicitou. Esta sim é uma ótima opção para trabalhar de casa na pandemia, afinal não precisa sair do conforto do seu lar nenhuma vez.
4 – Consultor/Professor
Se você, além de ter grande conhecimento em algum assunto, for um expert a ponto de poder ensinar os outros, é uma boa oportunidade para ser um consultor(a). Pessoas que trabalharam durante muito tempo em uma empresa ganham habilidades que podem ser valiosas no mercado. E aí você pode aproveitar dessa vantagem para ser consultor e trabalhar em casa. Por exemplo, você pode orientar pequenos negócios, fazer consultoria de vendas, planejamento, carreira, emagrecimento, etc. Uma boa ideia é formar grupos, turmas para ensinar a usar alguma ferramenta ou divulgar um curso. Também é um trabalho que pode ser feito fora de casa, mas com a situação atual é preferível que você faça atendimentos por videoconferência.
5 – Afiliado digital
Algumas pessoas ganham muito dinheiro como afiliados de outras empresas. Esse é um tipo de serviço que exige um pouco mais de conhecimento e dedicação. Sites especializados em vendas de produtos on-line contam com afiliados para divulgar seus produtos e ampliar as vendas. Assim, o afiliado ganha comissões que variam entre 10 e 50% do valor do produto vendido. A maior parte dos produtos são digitais como cursos on-line, mas também são vendidos produtos físicos . Existe uma porção de empresas que fornecem essa opção, tais como Submarino, Amazon, Saraiva, etc. Já entre as empresam que preferem produtos virtuais destacam-se Hotmart e Monetizze. Vale a pena conferir esses sites, porque eles dão todo o suporte para quem está começando no ramo, inclusive tem cursos para novos afiliados, fornecendo ainda ferramentas para controle.
6 – Programador/designer
Com o mercado digital em alta, a procura por profissionais que criam sites, aplicativos e outras ferramentas on-line cresce cada dia mais. Se você acha que programar é algo difícil saiba que há uma variedade grande de cursos na internet que ajudam quem nunca mexeu com isso. Sabe aquele perfil de programador nerd, que vivia isolado no escritório? Esqueça! Hoje, o programador é um cara antenado com o mundo moderno. Hoje ele (ou ela) pode até se isolar, mas para trabalhar de casa. A cada dia aumenta o número de mulheres nessa atividade, que enfrentam o preconceito e se destacam nessa área. Mas se você não se interessa por códigos e prefere mexer com layouts e telas, tem muitas opções de cursos somente para essa área. E esse pessoal não ganha mal não. Um programador hoje em dia pode faturar entre 2 e 5 mil reais, dependendo da experiência.
7 – Aluguel de quartos
Essa é uma outra forma de trabalhar sem sair de casa, mas esse negócio envolve a ocupação de um quarto (ou até a sua casa inteira) por uma pessoa que você não conhece! Se você nunca ouvir falar do aplicativo Airbnb, é bom começar a ler sobre! Nesse app, pessoas interessadas em alugar uma casa ou um apartamento por uma temporada buscam pessoas que fornecem parte de suas casas para isso. Assim, um turista que está de viagem não precisa gastar tanto quanto pagaria num hotel e assim, se hospeda em um local mais aconchegante, além de poder fazer uma boa amizade. Se você achou estranho, saiba que é uma tendência mundial. Em vários países isso já ocorre há bastante tempo e no Brasil está sendo um grande sucesso. Claro que, com a pandemia, houve uma grande diminuição na procura, mas tudo indica que deve aumentar bastante nos próximos anos.
8 – Testador de aplicativos e sites
Todo dia aparecem novos aplicativos e sites que precisam ser testados pra achar erros, que às vezes só são encontrados depois que o produto está no mercado. Então, empresas do mundo todo contratam pessoas para avaliar e testar esses sites e aplicativos, pagando em dólar por esse serviço! Essa é uma oportunidade perfeita pra ganhar com o dólar alto. E é bem fácil participar de um trabalho desse porque não precisa ter nível superior ou qualquer outra habilidade. Basta ser um usuário frequente de celular ou computador. Para ser um testador, você precisa preencher um cadastro e fazer alguns testes. Mas não esquente, pois as empresas fornecem cursos de introdução. Algumas delas são: Appen, Lionbridge e Utest. Cada uma delas têm regras diferentes em seus programas de teste, mas em geral são bem parecidas.
Atenção para alguns cuidados!
Todas essas são opções para você trabalhar de casa em tempo parcial ou integral, sem precisar sair de casa ou investir muito. Assim, você consegue bons ganhos e, dependendo do seu crescimento, pode até deixar o emprego e se dedicar somente a isso!
De uma forma ou de outra, é preciso lembrar que todo trabalho exige disciplina, comprometimento e foco. Não é porque você está em casa que o trabalho vai ser fácil. Não pense que você vai relaxar no sofá e fazer isso somente quando der vontade. Na verdade, como essa vai ser mais uma atividade diária, você precisa separar um horário só para esse tipo de trabalho. Além disso, as interrupções podem ser maiores do que trabalho de escritório, por isso tente conversar com os demais membros da casa. Se for o caso, coloque a família pra te ajudar nesse novo trabalho, assim vocês aumentam mais seus ganhos!
Gostou? Então, aproveite essas dicas! Muitas delas são bem fáceis de se aplicar e os benefícios compensam muito a longo prazo!
Pingback: Você escreve bem? Ganhe dinheiro com um blog! » Universo Negócios