Como fazer um Canvas: passo a passo

Com o intuito de ajudar você a elaborar um modelo de negócios eficiente, vamos mostrar como fazer um Canvas. Para que fique mais fácil de entender e colocar em prática, criamos um modelo de exemplo que iremos preencher passo a passo.

Se você chegou até aqui e ainda não sabe o que é modelo de negócio ou mesmo o que é Canvas, não deixe de conferir os conteúdos que já preparamos sobre esses assuntos.

O objetivo desse artigo é que você consiga elaborar um Canvas para sua empresa e, para isso, vamos mostrar o passo a passo. Mas primeiro, um pouco de teoria:

O Canvas é um método de modelo de negócio. Ou seja, é uma ferramenta que você pode usar para melhorar a organização da sua empresa.
O Canvas é um método de modelo de negócio prático e simples que pode ser feito em uma folha. Crédito: Bongkarn Thanyakij/Pexels

O que é Canvas?

O Business Model Canvas ou, simplesmente, Canvas, é um método intuitivo que ajuda você a gerir seu negócio. De maneira prática e, principalmente, visual, ele tem a função de auxiliar as pessoas a entenderem como funciona sua empresa.

E como ele faz isso? Por meio da definição de 9 estratégias que te ajudam a direcionar melhor os rumos do empreendimento. Com o Canvas você pode, por exemplo:

  • Definir quem são seus clientes;
  • Como vai fazer a comunicação da empresa;
  • Quais as atividades e serviços que vai oferecer, entre outros.

Quais são os 9 blocos de um Canvas?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que todo Canvas é organizado a partir de 9 funções básicas que são:

  • Segmento de clientes
  • Proposta de valor
  • Canais
  • Relacionamento com o cliente
  • Fonte de receita
  • Recursos principais
  • Atividade chave
  • Parcerias chave
  • Estrutura de custos

Dessa forma, para fazer um Canvas, você vai precisar definir o que cada parte será responsável. Para ajudar você, vamos construir um Canvas passo a passo, vem com a gente!

Como fazer seu Canvas – passo a passo

Antes de criarmos um modelo de negócio Canvas, queremos lembrar você de que esse método é bastante dinâmico e versátil. Portanto, ele pode e deve ser constantemente atualizado, para estar sempre de acordo com as ideias da empresa.

Para manter o Canvas sempre em dia, recomendamos que você o deixe exposto em um lugar importante da empresa, em que todos podem vê-lo a qualquer momento.

Outra dica que podemos dar é de que você preencha seu modelo de negócio com adesivos autocolantes. Assim, você vai poder acrescentar, retirar e até mover de lugar suas ideias.

E então, pronto para começar?

Primeiro passo: entender o quadro do Canvas

O Canvas é organizado, geralmente, como se fosse um quadro. Na imagem, separamos esse quadro em quatro cores, em que cada uma representa um dos pilares do método.
Quadro esquemático de um Canvas separado por cores. Crédito: Universo Negócio

Em primeiro lugar, você precisa entender como funciona o quadro do Canvas. Ele é dividido em 4 partes que, no caso da imagem acima, são as cores: azul, amarelo, verde e laranja. Desse modo, cada cor representa uma etapa da elaboração do seu modelo de negócio. Assim temos que:

Amarelo = O que?

Ou seja: o que eu vou oferecer ao meu cliente.

Verde = Quem?

Nesse caso, pense em quem é seu cliente.

Azul = Como?

Aqui, você precisa analisar como vai fazer seu produto.

Laranja = Quanto?

Finalmente, na área laranja, você vai descrever quanto vai gastar e quanto vai ganhar com seu produto ou serviço.

Segundo passo: definir cada bloco

Antes de tudo, queremos lembrar que o modelo que faremos aqui é só uma ilustração pois cada tipo de negócio tem sua própria estrutura. Nossa intenção é mostrar um exemplo prático, para te ajudar quando for fazer o seu Canvas.

Uma vez que esclarecemos essa parte, vamos ao nosso exemplo de como preencher o quadro caso sua empresa seja uma pequena confeitaria.

Para contextualizar, essa confeitaria tem uma funcionária, além da dona. Portanto, se trata de uma MEI. Ao elaborar seu Canvas, a microempresária começou definindo quem é seu cliente. Veja:

Quem será meu cliente?

Nessa etapa, você deve definir 3 blocos de seu modelo de negócio: segmento de clientes, canais de comunicação e relacionamento com o cliente. Isto é, você vai definir quem é seu cliente e como vai chegar até ele.

Na nossa confeitaria fictícia, ficou definido para cada bloco que:

  • SEGMENTO DE CLIENTES (quem vai comprar): moradores do bairro, empresas que precisem fazer um coquetel, pessoas que estejam organizando pequenos eventos.
  • RELACIONAMENTO COM CLIENTES (como fazer o atendimento do cliente): por meio do formato pegue e leve na confeitaria e através de atendimento personalizado e individual, para pessoas que querem organizar um evento.
  • CANAIS (como chegar no cliente): fazer a venda no balcão e a divulgação em redes sociais. Para entregar os produtos: contratar uma empresa de entregadores.

O que vou oferecer ao cliente?

Bem como definir o perfil de clientes, saber o que vai oferecer para eles também é importante. Por isso, é preciso que você crie uma proposta de valor para seu negócio. Ou seja: declare o motivo que vai fazer com que os clientes escolham seu produto.

Em nossa confeitaria a proposta ficou assim:

  • Oferecer produtos de confeitaria que mantenham sabor e qualidade.
  • Os produtos oferecidos mantém sempre o mesmo padrão. Isso significa que, tanto na venda de produtos à pronta entrega quanto nas encomendas os produtos terão sempre o mesmo gosto.

Como fazer a produção?

Aqui, você vai precisar definir de que maneira será feita a fabricação do produto e quais serão seus aliados nessa tarefa.

Por isso, pense em quais são as principais atividades do negócio, quais recursos você precisa para fazer com que sejam viáveis e como pode criar uma rede de parceiros que vão te ajudar. Nesse sentido você pode, por exemplo, pensar em:

  • Fazer parcerias chave com: fornecedores de matéria-prima e empresas de entregadores com o intuito de diminuir seus custos. Também pode criar um contato com empresas e organizadores de eventos, para aumentar as vendas.
  • Ter suas atividades chave focadas em: manter sempre a mesma qualidade de sabor, fazer a divulgação constante e manter um bom sistema de logística.
  • Quais são os recursos principais de que precisa para a empresa sair do papel. Assim, pense no seu espaço físico, na compra e manutenção dos equipamentos, da rede de distribuição e também em qualificação constante.

Quais serão minhas despesas e receitas?

Nesse momento, você precisa pensar e organizar as entradas e saídas de dinheiro. Ou seja: definir quais são seus custos e quais são suas receitas. Veja, por exemplo, a previsão de custos e receitas do Canvas para nossa confeitaria:

  • ESTRUTURA DE CUSTOS: fabricação dos produtos, manuntenção dos equipamentos, salário do funcionário e também da proprietária, distribuição e divulgação.
  • FONTES DE RECEITA: vendas diretamente no balcão, festas de aniversário, de casamento, entre outras e também para eventos corporativos.

Terceiro passo: preencher o quadro

Finalmente, depois que você decidir cada bloco de seu Canvas, coloque as informações em seu quadro. Veja como ficou o Canvas que fizemos para a confeitaria:

A elaboração de um Canvas para seu negócio é fundamental. Pense em um modelo que atenda às suas necessidades pois, com isso, será mais fácil de organizar a empresa.
Quadro de um exemplo de Canvas para uma pequena confeitaria. Crédito: Universo Negócio

Como você pode ver, com todas as informações organizadas, fica mais fácil de entender como funciona a empresa.

Antes de ir, queremos lembrar que o modelo de Canvas que criamos é só um exemplo. Na internet você pode encontrar modelos para os mais variados tipos de negócios. Porém, por mais que existam modelos já prontos, lembre-se que eles devem servir para inspiração e que é importante que você crie seu próprio Canvas. Afinal, cada negócio é único e deve ser tratado como tal.