Não é apenas um diário pessoal ou só contar histórias. Os blogs hoje são fonte de renda para muita gente, que gosta de escrever e está ligado nas novidades!
Muita gente tem talento que nem sabe. Geralmente, pessoas que são mais observadoras, conversam pouco e pensam bastante tem um talento muito bom na escrita. E quando você junta com algo que você conhece bastante, isso gera um potencial para criar conteúdo valioso na internet. E tudo que é valioso na internet, pode ser uma boa fonte de renda, ou seja, mesmo tendo apenas um blog é possível ganhar dinheiro, desde que se saiba utilizar-se de ferramentas de marketing digital.
Quer saber se isso é pra você? Então pense: como você era de redação na escola? Se você tinha boas notas é uma pista de que você tem talento pra isso. Para começar pense nos assuntos que você mais gosta: esportes? finanças? festas? viagens? desenvolvimento pessoal? Qualquer assunto serve! Sempre haverá público para seu site ou blog. Porém, não é da noite para o dia. Tem que haver uma construção por etapas e constante aperfeiçoamento.
E ganhar dinheiro com algo que você tem bom conhecimento não é exclusividade de quem tem habilidade de escrita. Muita gente é muito boa de conversa, é quase um vendedor quando fala! Então, a versão em vídeo, conhecida como vlogs, é muito utilizada por pessoas que tem facilidade e não tem vergonha nenhuma na frente de uma câmera. Hoje em dia eles são mais conhecidos como Youtubers ou Influenciadores Digitais.
Hoje em dia muitas empresas tem sites, para mostrar como é a empresa, quais serviços e produtos oferece, etc. E além disso, elas mantêm blogs, que são usados para aprofundar explicações, divulgar novidades, aproximar o público, etc. Mas como pessoas comuns como você e eu podem ganhar dinheiro com blog sem ter uma empresa? Existem muitas opções, vamos conhecer as principais:
1) Abrindo espaço para anúncios
Todo site ou blog pode ser monetizado, ou seja, gerar renda, com anúncios que podem ser banners próximos ao texto, em cima da página, em baixo, ou nas laterais. Esses anúncios podem ser diretos, ou seja, empresas interessadas no seu conteúdo podem pagar para fazer publicidade do produto/serviços delas nas áreas de publicidade do seu blog.
Além disso, você pode abrir espaço para o Google Adsense, que é uma ferramenta automática que gera publicidade paga, relacionada ao seu conteúdo, administrada pela Google. Essa é a primeira forma de ganhar dinheiro com um blog. Os ganhos podem até ser pequenos com essa publicidade, mas de começo pode ser uma boa opção.
2) Fazendo avaliações ou reviews
Quando você entende de algum produto ou serviço, você tem “autoridade” para falar dele na internet. Se você trabalha como vendedor de celular em uma loja física, por exemplo, no seu blog você pode falar sobre as características de um modelo que você vende, o que ele tem de bom, vantagens e desvantagens, etc.
Ao divulgar algum produto ou serviço você pode obter renda por meio de programa de afiliados (clique aqui e veja nosso artigo sobre essa ferramenta) ou ainda, por meio de alguma parceria, onde você divulga e vende o produto de outra pessoa, um expert num assunto, que criou um infoproduto, um curso, um e-book, que seja.
3) Divulgação de um produto patrocinado
É a maior fonte de ganhos, mas para chegar a esse nível, você vai preciso criar muito conteúdo e desenvolver uma autoridade, ou seja, ter muita gente comentando, gostando do seu conteúdo e atraindo assim, empresas que busquem divulgação.
Quando você tem um público grande num blog, as empresas vão te procurar para que você fale do produto delas, ou podem optar por produzir o conteúdo e você apenas disponibiliza esse conteúdo na sua página. Assim, as empresas podem atingir um público mais selecionado de consumidores potenciais.
Como começar?
Na internet tudo é muito fácil pra começar. Existem ferramentas gratuitas que dão conta do recado e facilitam muito. Dentre as mais conhecidas temos: WordPress, Tumblrs, Wix, Blogger (do Google), Weebly, entre outros. Vale a pena perder (ou ganhar) um tempinho entendendo o funcionamento da ferramenta.
Após escolher a ferramenta, comece a escrever! Mas ter um blog só pra escrever coisas pessoais não vale a pena. Você deve aliar o blog com algo a mais para gerar renda, para que o que você escrever seja interessante, e assim, ter um público para “engajar” com seu conteúdo.
Ao começar escrevendo sobre algum assunto você vai sentir necessidade de se aprofundar. Existem cursos sobre os mais diversos nichos, para você entender mais do assunto e outros para te ensinar a escrever melhor, alguns são pagos mas a maioria na internet pode te dar uma base sobre como escrever bem e começar seu negócio digital e gerar uma boa renda!
Além disso, você precisa divulgar seu blog, seja por meio de redes sociais, seja fazendo parcerias, ou até por anúncios pagos (aliás, a forma mais eficiente, mas também a que mais precisa de conhecimento).
Busque uma das estratégias de monetização explicadas acima. Mas não fique só nisso. Procure se aperfeiçoar constantemente. Não precisa estar todo dia escrevendo, mas também lendo. Leia, leia e leia muito. Quando mais conteúdo você aprender, mais valioso será seu texto. E curta os resultados que vierem!