Já imaginou um restaurante sem garçons, sem mesas e, ainda, sem clientes no local? Pois é, por mais estranho que pareça, hoje em dia isso é possível. Esses restaurantes, que não possuem um espaço físico para o cliente, são conhecidos como dark kitchen.
As dark kitchens também são conhecidas por outros nomes como, por exemplo:
- Restaurante fantasma
- Restaurante virtual
- Cozinha virtual
- Ghost restaurant
- Cloud Kitchen
Mas, apesar das inúmeras formas que podemos nos referir a esse tipo de serviço de food service, uma coisa é inegável:
Esse tipo de fazer negócios na área de alimentação veio para ficar. Antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, vários veículos de comunicação já apontavam para isso.
Por exemplo, de acordo com a Forbes, em matéria de janeiro de 2020, os restaurantes fantasmas já eram uma tendência do mercado de food service. Nesse embalo, o setor é a grande aposta das empresas de delivery como Rappi e Ubereats.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente que vamos te contar tudo sobre que você precisa saber!
O que é Dark Kitchen?
Antes de tudo, dark kitchen é um serviço de alimentação com foco em oferecer comida somente pelo serviço de entrega. Nesse modelo de negócio, o restaurante funciona apenas com a cozinha e o serviço de delivery.
Ou seja, cozinhas virtuais funcionam sem loja física e, em muitos casos, os clientes não sabem nem onde é sua localização pois nada é feito pessoalmente.
Cozinhas compartilhadas
Em geral, os restaurantes tradicionais tem sua própria cozinha. Contudo, as dark kitchens permitem uma outra realidade. Devido seu modelo de negócio, um mesmo espaço de cozinha, pode ser dividido.
Ou seja, uma dark kitchen pode funcionar da mesma maneira que escritórios de coworking. Isto é, mais de um restaurante pode ocupar a mesma cozinha.
Mesmo que essa ideia ainda seja novidade, esse modelo tem funcionado. Logo mais, vamos falar isso, portanto, fique com a gente!
Cozinha fantasma e o serviço de delivery
Certamente, as dark kitchens só existem porque os serviços de delivery também existem. Em outras palavras, o delivery é o grande motor das dark kitchens.
Com efeito, a criação de restaurantes virtuais ajudou a impulsionar ainda mais o setor de serviços de entrega de comida, que cresceu muito em 2020. Mas, para se manter nesse mercado que é muito competitivo, as cozinhas fantasmas precisam conseguir manter seu padrão de qualidade.
Assim, é importante que essas cozinhas prestem atenção em alguns detalhes como:
- Embalagem do produto, que deve conseguir manter a comida em perfeito estado quando chegar na casa do cliente.
- Segurança alimentar para garantir que os alimentos não sejam contaminados.
- Serviços de entrega que sejam rápidos.
- Opinião do cliente. Como não há um espaço físico, é essencial que a dark kitchen preste atenção no que seus clientes falam sobre sua comida nos aplicativos de entrega.
As empresas de delivery
Sempre atentas às novidades do mercado, as empresas de delivery já investem em dark kitchens.
Nesse sentido, tanto a Ubereats quanto a Rappi estão atentas às demandas desse setor de food service.
De forma geral, essas empresas estudam suas bases de dados e, a partir dessa análise, criam estratégias para atuar no mercado. Com as estratégias em mãos, as empresas identificam o que o público de cada lugar prefere ou o que está faltando.
Assim, são oferecidas propostas de negócios para possíveis investidores. Em geral, esses investidores têm apoio da Ubereats e da Rappi e também assinam um contrato de exclusividade. Ou seja, o restaurante aberto com ajuda do app de entrega terá sua loja virtual somente nesse app.
Porém, cada uma dessas empresas têm investido de maneiras diferentes:
- Rappi: investe na construção de dark kitchens. Ou seja, investe de modo direto na infraestrutura. E, conforme a BBC News, a empresa já possui mais de 300 cozinhas fantasmas em toda América Latina.
- Ubereats: investe na promoção de novas marcas. Assim, ela ajuda a identificar as preferências do público. E também impulsiona o novo negócio no app por meio da oferta de serviços de fotografia dos alimentos e de ajuda na hora de criar o cardápio.
Vantagens de uma dark kitchen
Quando o restaurante trabalha de modo virtual, no modelo de dark kitchen, como estamos falando, uma série de vantagens aparecem.
- Baixo custo para começar. Como a dark kitchen não precisa de estrutura de salão, com garçons e mesas, o custo para abrir um restaurante diminui.
- Localização. Uma vez que o cliente não precisa ir até um lugar específico para comer, a localização não precisa ser próxima a outros estabelecimentos. A dark kitchen pode ficar em locais onde o aluguel é mais barato.
- Menor custo de produção. Sob o mesmo ponto de vista dos itens anteriores, a produção também é mais em conta do que em um restaurante físico. Isso acontece porque uma mesma dark kitchen pode abrigar mais de um restaurante, o que reduz o custo de fabricação de cada alimento.
Levando esses três pontos em consideração, as cozinhas virtuais podem conseguir até 50% a mais de faturamento. Afinal, como não há tantos custos com produção, aluguel, atendimento ao cliente, entre outros, a margem de lucro pode ser maior.
Antes de ir embora
Finalmente, queremos lembrar que o sistema de dark kitchens, restaurantes fantasmas e cozinhas compartilhadas ainda é novo. Portanto, como toda novidade, é um setor que ainda pode crescer e precisa melhorar. Mas, pelo que se observa desse mercado, podemos dizer que as dark kitchens são um setor do food service que veio para ficar.
Se você ficou interessado em abrir um negócio próprio no setor de alimentação, não deixe de considerar a ideia de ter um restaurante fantasma. Para começar a empreender no setor, você vai precisar se organizar e fazer o planejamento financeiro. Para isso, já elaboramos alguns conteúdos específicos, não deixe de conferir.
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