Como abrir uma MEI online em 6 passos

Você sabia que pode abrir uma MEI totalmente online? E o melhor, de graça? É verdade! A plataforma do governo para abrir um micro empreendimento individual não tem custos e o processo é feito todo pela internet. Uma ótima opção para os tempos de pandemia!

Nesse artigo vamos te mostrar como é fácil e rápido abrir uma MEI no Brasil. Vem com a gente!

Antes de começar

Antes de tudo, você deve obter algumas informações e separar alguns documentos. Isso vai ajudar você na hora de abrir sua MEI.

Informações para abrir uma MEI:

Como já explicamos em nosso guia do microempreendedor individual, algumas regras são importantes quando for legalizar sua pequena empresa individual.

Em primeiro lugar, lembre-se de que seu faturamento pode ser de, no máximo, R$81.000,00 por ano. Isso significa que você pode ter um faturamento de, mais ou menos, R$6750,00 por mês. Sendo assim, se você abrir uma MEI no mês de julho, por exemplo, seu faturamento máximo até o final do ano vai poder ser de R$40.500,00 (6 meses X R$6750.00).

Em segundo lugar, se você for dono, sócio ou administrador de outras empresas, não vai poder abrir uma MEI. Mas fique atento, se você for funcionário CLT, pode ter sua microempresa e ainda continuar trabalhando com carteira assinada.

Outro ponto importante é sobre a contratação de funcionários. De acordo com a Resolução CGSN nº140, de 2018, uma microempresa individual pode contratar um funcionário. Nesse caso, o funcionário tem direito a um salário mínimo ou então, ao piso da categoria. Os encargos trabalhistas são os mesmos de outros tipos de empresa.

Finalmente, antes de abrir uma MEI, verifique duas coisas:

  • O MEI pode exercer mais de 500 atividades. Portanto, para saber se sua atividade é permitida, verifique no Portal do Empreendedor.
  • Depois disso, verifique com a prefeitura da sua cidade se você pode abrir o tipo de empreendimento que deseja no endereço escolhido. Aqui é importante lembrar que cada prefeitura tem uma legislação específica, portanto, essa consulta é fundamental.

Documentos necessários para abrir uma MEI:

Para que você possa abrir sua MEI com tranquilidade e não precise sair correndo, antes de começar, separe alguns documentos para ter em mãos:

  • Dados pessoais: RG e CPF (ou CNH), título de eleitor, declaração de imposto de renda (IR) mais recente ou declaração de isenção de IR. Para obter sua declaração de isenção, basta acessar o site da Receita Federal.
  • Dados da empresa: tipo de atividade econômica (pode ser mais de uma), forma de atuação (local fixo, porta a porta, internet, entre outras), endereço.

Depois que você verificar as regras e tiver seus dados prontos, pode começar a abrir sua MEI. O processo costuma ser simples e rápido mas, para facilitar, preparamos um guia com 6 passos para você seguir.

Como abrir uma MEI em 6 passos

Você sabia que tem como abrir uma MEI online? Isso mesmo. Abrir seu pequeno negócio individual é simples e rápido. E você pode fazer isso sem sair de casa e de maneira gratuita.
Uma MEI pode ser aberta de maneira online. Crédito: Cytonn Photography/Unsplash

Sem dúvidas, abrir uma MEI não é uma tarefa difícil. O governo criou esse modelo de empresa justamente para que milhões de brasileiros saíssem da ilegalidade e pudessem empreender com mais segurança.

Então, vamos ensinar para você como abrir uma MEI de forma online e sem custos. Fique atento aos 6 passos.

1- Acessar o Site Portal do Empreendedor

Depois de juntar os dados que serão necessários para você abrir sua empresa, acesse o site Portal do Empreendedor. Ao abrir o site, você vai ver uma aba escrita: MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL QUERO SER. Logo abaixo, há um botão amarelo em que está escrito FORMALIZE-SE, clique nesse botão para começar.

2- Preencher o cadastro

Quando clicar em FORMALIZE-SE, você será redirecionado para uma nova página. Nela você tem duas opções:

  • A primeira opção é para quem já tem cadastro. Nesse caso, informe o CPF e senha que já estão cadastrados.
  • A segunda opção é para aqueles que ainda não possuem cadastro. Se esse for seu caso, clique na opção Fazer Cadastro. Preencha os dados e, após o término do cadastro, acesse novamente o site do Portal do Empreendedor.

Faça novamente o primeiro e o segundo passo, mas dessa vez você já terá o cadastro pronto!

3- Autorizar o uso de dados pessoais

No momento em que acessar a plataforma do Portal do Empreendedor, você vai precisar autorizar o site a usar seus dados pessoais. Essa autorização é importante pois, sem ela, você não poderá seguir com o processo de abertura de sua MEI.

4- Quando solicitado, informar

Logo após a autorização, caso seja solicitado, você vai precisar informar alguns dados. Nessa etapa, os dados variam de acordo com a pessoa, por exemplo:

  • No caso de brasileiros: é necessário informar o título de eleitor ou o recibo de declaração de imposto de renda.
  • Para estrangeiro com CPF: informar o recibo da declaração de IR.
  • Estrangeiros que não tenham CPF precisam indicar: o país de nacionalidade e dados de identificação civil do estrangeiro (conforme cadastro na Polícia Federal)

5- Conferir dados carregados e concluir

Em seguida, confira se todos os dados que você preencheu estão corretos. Lembre-se de preencher todos os dados obrigatórios do sistema.

Quando você concluir todos esses passos, o sistema vai gerar para você seu número de CNPJ e de inscrição na Junta Comercial do município. Ao contrário do que explicamos no artigo sobre como abrir uma empresa (focado em empresas de pequeno porte), o MEI não precisa ir na prefeitura de sua cidade para conseguir seu CNPJ.

Finalmente, logo que concluir todos esses processos, o MEI pode imprimir seu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCM), documento de “fundação” de sua empresa. Também recomendamos que você imprima o carnê para pagamento da DAS (Documento de arrecadação do Simples Nacional) e do Relatório mensal de receitas brutas.

6- Fazer a regularização

Logo após concluir o cadastro no Portal do Empreendedor, o MEI recebe um alvará provisório de funcionamento. Esse alvará tem validade de 120 dias.

Durante esse prazo, o MEI deve procurar a prefeitura do município para obter seu alvará definitivo. Para isso, tenha em mãos seu CCM e o comprovante de alvará provisório.

Assim, está finalizado o processo de abertura de sua MEI!

Quanto custa

O custo mensal de uma MEI é o pagamento da DAS e varia de acordo com o tipo de negócio que ela se enquadra. O valor corresponde a 5% de um salário mínimo (que será a contribuição do MEI para o INSS) mais uma taxa. Essa taxa é de R$1,00 para quem recolhe ICMS e de R$5,00 para quem recolhe ISS.

Assim, no ano de 2020, o MEI pagará um valor entre R$50,00 e R$58,00 por mês. E lembre-se: esse pagamento precisa ser feito até o dia 20 de cada mês.

Obrigações legais

Em resumo, o MEI tem 2 obrigações legais que são:

  • Guia de Arrecadação do Simples Nacional (DAS): é o documento que falamos no item anterior, sobre os custos de uma MEI. É a única contribuição tributária do MEI, que é isento de pagar IR, por exemplo.
  • Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI): todo ano o MEI deve informar o governo sobre o seu faturamento. Essa declaração é feita no Portal do Empreendedor, o mesmo endereço eletrônico usado para criar a MEI e ter acesso a DAS. O prazo para a entrega da declaração é até o último dia do mês de maio.

Caso você tenha alguma outra dúvida sobre ser MEI, e quiser saber quais as vantagens e quem pode abrir uma microempresa individual, não deixe de ler nosso artigo Microempreendedor individual: guia definitivo. E siga nos acompanhando aqui, no Universo Negócios!