Se você nunca ouviu falar em PLR é bom ficar ligado: esse é um novo mercado de produtos digitais de compra e revenda. Você compra a licença e pode revender em escala, ganhando muito com isso.
Quem está procurando uma nova fonte de renda, sem precisar sair de casa, pode buscar alternativas que a internet oferece de forma simples e rápida. Uma dessas alternativas é vender produtos digitais de marca própria, os chamados PLR. Pra você entender melhor: PLR significa “Private Label Rights”, ou Direitos de Marca Própria. Essa é uma forma de compra de licença de “infoprodutos” ou produtos digitais, ou seja, que só existem na internet. Diferente dos produtos físicos, como perfumes, roupas e equipamentos, os produtos digitais são mais fáceis de vender, por não ter que lidar com estoque, transporte, além de serem relativamente fáceis de produzir. E assim, você consegue lucrar muito mais com produtos PLR.
Quem não produz conteúdo, não é expert em algum assunto, nem entende de marketing digital, mas tem boa disposição para aprender e vender, essa é uma das melhores oportunidades que existem! A grande vantagem desse mercado é o ganho de escala, afinal, vender pela internet não tem limite! Você não se preocupa com estoque, entrega, materiais, etc.
Enfim! Quer saber mais? Vamos lá!
Como funciona esse sistema?
Os PLRs possuem diversos formatos. A maior parte desses produtos digitais são cursos on-line, vídeos e aúdios, além de e-books e softwares, que costumam ter um preço baixo. Produtos assim tem a vantagem de já estar prontos. Quando alguém tem um bom conhecimento em algo ou é um expert, pode dar aulas sobre algum assunto. Assim, ele pode montar um produto baseado nesse conhecimento e licenciar dessa forma.
Assim, você não precisa perder muito tempo fazendo pesquisas na internet. Basta produzir um trabalho que já tem alguém mais competente fazendo e embalar num produto novo.
O produtor do conteúdo usa sua expertise para gerar um e-book, por exemplo, sobre técnicas avançadas de Pilates. Quem é do ramo, instrutor de Pilates, vai gostar de saber novas técnicas e assim, vai oferecer um serviço melhor para seus clientes. Assim, se o produto for de boa qualidade, vai ter uma aceitação grande e muita gente vai comprar.
E uma das vantagens de adquirir um produto desse é que você tem todo o direito de alterá-lo. Uma vez comprado, o produto é seu e você pode editar e vender como se fosse seu! Ao melhorar o produto, deixar mais a sua cara, você acaba deixando mais atrativo, digamos assim, a ponto de conseguir mais vendas. Incrível não é?
É muito bom pra ser verdade!
Nada mais compreensível que isso gere uma certa desconfiança, afinal, parece muito fácil! Não é tão fácil assim, mas esse é um negócio que está dando tão certo, que tem muita gente trabalhando só com isso e conseguindo lucrar muito mais com produtos PLR. E sem muito esforço, apenas melhorando o que já é seu!
Mas é claro que não dá pra fazer a edição de qualquer jeito, afinal, a maioria dos infoprodutos vão estar em inglês. Não vamos detalhar como funciona o “lado de lá” do negócio, pois envolve detalhes de licenciamento que não interessam aqui. O que você precisa se preocupar é em melhorar o produto, fazendo tradução, edição de texto, imagens, talvez de vídeos, mas nada muito complexo. E para todas essas atividades é possível contratar freelancers que fazem um bom serviço por um preço baixo e com boa qualidade!
Após essa etapa, aí é preciso conhecer um pouco de técnicas de vendas, mais precisamente de marketing digital. Também não é um bicho de sete cabeças. Na internet há inúmeros vídeos, orientações, tutoriais e curso especializados que podem te ajudar e dar muitas dicas de como divulgar seu produto de forma que ele possa alcançar o público ideal que terá interesse.
A maior parte das vendas ocorre com o auxílio de plataformas de vendas como a Hotmart e Monetizze, assim você não se preocupa com uma estrutura para hospedar seu produto, pois elas tem várias ferramentas prontas (site de curso, página de pagamento, etc). O único trabalho nessa etapa que você vai ter é o de fazer anúncios e divulgar, mas você não precisa entender disso a fundo também.
Essas atividades são tarefas para especialistas, que costumam oferecer seus serviços em sites de freelancer. Assim, eles podem deixar os anúncios mais criativos e chamativos. Um desses profissionais é o “Copywriter”, especialista em criar páginas de vendas. Além disso, existe um profissional chamado “Gestor de tráfego”, que ajuda a anunciar seu produto de uma forma mais adequada para os clientes certos nas redes sociais e outros canais.
Onde posso aprender mais?
Caso você tenha se interessado muito pelo assunto, é legal buscar mais informações ou se quer entrar de cabeça nesse mundo, sugerimos o curso “Digital sem Barreiras“, que pode te introduzir nesse mercado desde o início, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento prévio. Existem outras opções de cursos também, mais enxutos, que são indicados pra quem quer entender melhor como funciona, ensinando os primeiros passos, para lucrar muito com produtos PLR, tais como o “Como Ganhar Dinheiro Com E-books PLR“.
Por fim, obtendo sucesso com esse negócio você vai precisar ter uma estrutura maior para continuar. Assim, o mais adequado após ter escalado grandes ganhos é abrir uma empresa, nem que seja uma MEI de início (clique aqui para ver como abrir uma MEI) para ficar regular com os órgãos governamentais, ok? Feito isso, é só continuar o trabalho, procurar novos produtos para melhoria e revenda e curtir seus ganhos!
Veja também: Como Fazer Dinheiro Com PLR Digital em 2022