Como começar a empreender e ter um negócio de sucesso? Com o intuito de responder essa pergunta, vamos te mostrar 9 dicas práticas de empreendedorismo para você aplicar antes de abrir seu negócio!
O que é empreendedorismo?
Em primeiro lugar, precisamos conversar sobre empreendedorismo. Mas o que é isso?
De acordo com o SEBRAE, empreendedorismo é a habilidade que uma pessoa tem de enxergar os problemas e propor soluções para seu próprio negócio e para a sociedade.
Assim, o empreendedor é a pessoa que idealiza, coordena e realiza projetos. Ela também cria e implementa novos negócios, estando sempre aberto à mudanças. Cabe ao empreendedor, por exemplo, ouvir a opinião de seus clientes e, a partir disso, criar novos produtos que agregem valor para a empresa.
Em outras palavras, empreendedorismo é a capacidade de criar algo novo e que tenha valor para seus clientes. Assim sendo, vamos começar a empreender?
Como começar a empreender
Sem dúvidas, empreender faz parte da vida de muitos brasileiros. Você sabia que atualmente existem mais de 53 milhões de empreendedores no Brasil?
Isso mesmo! De acordo com o Global Entrerprenership Monitor (GEM), um programa que analisa o empreendedorismo no mundo inteiro, 39% dos brasileiros já são empreendedores. Assim, é muito provável que você conheça alguém que tem ou já teve um negócio próprio.
O brasileiro tem um perfil empreendedor. Isso significa que estamos sempre dispostos a enfrentar os desafios e colocar nossas ideias de negócios em prática.
A motivação para começar a empreender pode vir de vários lugares. Só para exemplificar, segundo dados do GEM, 90% dos brasileiros que começaram a empreender em 2019 falaram que sua motivação estava na vontade de mudar de vida.
Ou seja, o brasileiro acredita que trabalhar por conta própria é o caminho para uma vida melhor. Para que isso aconteça, você precisa dar o primeiro passo.
Por mais que pareça complicado, estamos aqui para te ajudar. Para isso, veja a lista que elaboramos com 9 dicas práticas para ter em mente nesse começo.
Vale a pena pegar o caderno e anotar o passo a passo!
1- Tenha iniciativa e coragem para começar a empreender
Um empreendedor iniciante precisa ser curioso, criativo e persistente para criar algo novo que mude a vida das pessoas. Nesse sentido, o empreendedor precisa tomar a frente do negócio, ter iniciativa e não desistir quando aparecerem os primeiros desafios. E eles vão aparecer!
Também é preciso ter coragem. No momento em que você decidir ser seu próprio chefe, será necessário ousadia e proatividade para assumir os desafios de gerenciar o próprio negócio.
Para isso, pense em qual será seu comportamento como empreendedor. Em seguida falaremos mais sobre isso:
2- Tenha um comportamento empreendedor
Mas, o que isso significa?
É saber como aproveitar oportunidades do mercado, ter comprometimento e ser persuasivo. Também significa ser independente e autoconfiante para solucionar problemas de forma rápida e segura.
Agindo dessa forma será mais fácil de se manter no negócio e não perder o controle.
3- Saiba onde está se metendo
Antes de começar a investir pense, por exemplo, em como você lida com desafios e como resolve seus problemas. Você precisa ter em mente que empreendedorismo é uma ação arriscada para dar início a uma atividade que seja inovadora e importante para as pessoas.
Dessa forma, ao começar a empreender, você precisa saber como buscará conhecimento e atualização constante dentro de seu ramo. Isso é a chave para seu negócio.
Virada essa chave, vamos ao próximo passo:
4- Tenha planejamento e organização antes de começar a empreender
Quando se inicia um novo empreendimento é preciso planejamento e organização.
Logo, você deve começar estipulando metas e saber como chegará lá. Isso é possível com um bom planejamento.
Imagine, por exemplo, que você irá abrir uma confeitaria.
- Quais produtos você vai oferecer?
- Quais serão suas matérias-prima?
- Quem vai fornecer elas para você?
- Quanto você espera faturar por mês?
- Como vai fazer para atingir sua meta de faturamento?
- Como fará a divulgação do seu produto? E a venda?
- Qual será a forma de entrega? (se for venda online)
- Para quem você vai vender?
- Como seu cliente vai pagar pelo que comprou?
Enfim, essas são perguntas iniciais que você precisa fazer para si mesmo antes de abrir as portas de seu empreendimento. Elas são válidas para qualquer negócio.
5- Aprenda a compartilhar suas ideias
A princípio, essa dica pode ser estranha, afinal, compartilhar sua ideia pode fazer com que outra pessoa copie ela e comece antes de você.
Porém, você deve lembrar que já trabalhou muito com suas ideias antes de compartilhar ela, então, mesmo que alguém queira copiá-la, lembre que você está um passo a frente.
Enfim, compartilhar suas ideias é importante. Não apenas porque outras pessoas podem enxergar problemas que você não estava vendo como também podem te dar dicas e sugestões.
Vale destacar ainda, que, quanto mais você falar sobre seu empreendimento, mais ele será conhecido e mais preparado você estará para colocar ele em prática.
6- Tenha conhecimentos básicos sobre finanças
Uma vez que você quiser começar a empreender, um pouco de matemática será necessário. Você precisa aprender a fazer o planejamento financeiro de sua empresa.
Para isso, você pode começar do básico, com um caderno e ir anotando tudo que entra e o que sai de dinheiro. Ou, pode ainda, fazer uma planilha no computador, se tiver mais habilidade para isso.
O importante é controlar seu dinheiro, para que, lá no final, você tenha lucros!
7- Tenha conhecimentos sobre a legislação
Tanto quanto as finanças, os conhecimentos sobre legislação são essenciais. Claro que você não precisa saber todas as leis brasileiras, no entanto, é interessante que saiba sobre a legislação básica para abrir um negócio. Também é importante se manter atualizado em relação a novas leis que são criadas.
Nesse sentido, você pode ficar de olho no que diz o site da Câmara dos Deputados e do SEBRAE, que já citamos. Esses locais estão sempre postando notícias sobre legislação para empresas.
Por fim, os dois últimos passos para começar a empreender envolvem o medo e a paciência. Vamos a eles!
8- Vença o medo
Em primeiro lugar, vença o medo de que seu negócio não dará certo. Se você for comprometido, planejado e souber vender seu produto ou serviço, a tendência é que dê certo sim.
Em segundo lugar, vença o medo do que os outros vão pensar. Aqui, é fundamental não ter vergonha de começar seu empreendimento. Supere o medo e a vergonha de se expor pois esses sentimentos podem atrapalhar você.
Nem sempre é fácil vencer o medo, por isso, quanto mais apoio você buscar com pessoas em que confia, melhor será para encarar os novos desafios.
9- Tenha paciência ao começar a empreender
Todo mundo já ouviu a expressão: “ninguém é perfeito”. E pensar nisso ajuda na hora de iniciar um empreendimento pois é muito difícil que alguém acerte de primeira.
Por isso, tenha paciência, insista em seu negócio, ouça a opinião de outras pessoas, crie produtos novos e desenvolva suas vendas. Nem tudo precisa sair perfeito no início, mas lembre-se de não desistir quando os primeiros obstáculos surgirem.
Para finalizar, queremos dizer que acreditamos no seu sucesso e esperamos que essas 9 dicas tenham lhe ajudado a começar a empreender com mais segurança. Siga nos acompanhando para saber mais sobre o Universo Negócios.
Pingback: 5 Franquias baratas e lucrativas em 2021 » Universo Negócios
Pingback: Como abrir uma empresa: tudo que você precisa saber » Universo Negócios
Pingback: Como trabalhar com Marketing multinível? » 🌌 Universo Negócios