Com o intuito de ajudar você a elaborar um modelo de negócios eficiente, vamos mostrar como fazer um Canvas. Para que fique mais fácil de entender e colocar em prática, criamos um modelo de exemplo que iremos preencher passo a passo.
Se você chegou até aqui e ainda não sabe o que é modelo de negócio ou mesmo o que é Canvas, não deixe de conferir os conteúdos que já preparamos sobre esses assuntos.
O objetivo desse artigo é que você consiga elaborar um Canvas para sua empresa e, para isso, vamos mostrar o passo a passo. Mas primeiro, um pouco de teoria:
O que é Canvas?
O Business Model Canvas ou, simplesmente, Canvas, é um método intuitivo que ajuda você a gerir seu negócio. De maneira prática e, principalmente, visual, ele tem a função de auxiliar as pessoas a entenderem como funciona sua empresa.
E como ele faz isso? Por meio da definição de 9 estratégias que te ajudam a direcionar melhor os rumos do empreendimento. Com o Canvas você pode, por exemplo:
- Definir quem são seus clientes;
- Como vai fazer a comunicação da empresa;
- Quais as atividades e serviços que vai oferecer, entre outros.
Quais são os 9 blocos de um Canvas?
Antes de mais nada, é preciso lembrar que todo Canvas é organizado a partir de 9 funções básicas que são:
- Segmento de clientes
- Proposta de valor
- Canais
- Relacionamento com o cliente
- Fonte de receita
- Recursos principais
- Atividade chave
- Parcerias chave
- Estrutura de custos
Dessa forma, para fazer um Canvas, você vai precisar definir o que cada parte será responsável. Para ajudar você, vamos construir um Canvas passo a passo, vem com a gente!
Como fazer seu Canvas – passo a passo
Antes de criarmos um modelo de negócio Canvas, queremos lembrar você de que esse método é bastante dinâmico e versátil. Portanto, ele pode e deve ser constantemente atualizado, para estar sempre de acordo com as ideias da empresa.
Para manter o Canvas sempre em dia, recomendamos que você o deixe exposto em um lugar importante da empresa, em que todos podem vê-lo a qualquer momento.
Outra dica que podemos dar é de que você preencha seu modelo de negócio com adesivos autocolantes. Assim, você vai poder acrescentar, retirar e até mover de lugar suas ideias.
E então, pronto para começar?
Primeiro passo: entender o quadro do Canvas
Em primeiro lugar, você precisa entender como funciona o quadro do Canvas. Ele é dividido em 4 partes que, no caso da imagem acima, são as cores: azul, amarelo, verde e laranja. Desse modo, cada cor representa uma etapa da elaboração do seu modelo de negócio. Assim temos que:
Amarelo = O que?
Ou seja: o que eu vou oferecer ao meu cliente.
Verde = Quem?
Nesse caso, pense em quem é seu cliente.
Azul = Como?
Aqui, você precisa analisar como vai fazer seu produto.
Laranja = Quanto?
Finalmente, na área laranja, você vai descrever quanto vai gastar e quanto vai ganhar com seu produto ou serviço.
Segundo passo: definir cada bloco
Antes de tudo, queremos lembrar que o modelo que faremos aqui é só uma ilustração pois cada tipo de negócio tem sua própria estrutura. Nossa intenção é mostrar um exemplo prático, para te ajudar quando for fazer o seu Canvas.
Uma vez que esclarecemos essa parte, vamos ao nosso exemplo de como preencher o quadro caso sua empresa seja uma pequena confeitaria.
Para contextualizar, essa confeitaria tem uma funcionária, além da dona. Portanto, se trata de uma MEI. Ao elaborar seu Canvas, a microempresária começou definindo quem é seu cliente. Veja:
Quem será meu cliente?
Nessa etapa, você deve definir 3 blocos de seu modelo de negócio: segmento de clientes, canais de comunicação e relacionamento com o cliente. Isto é, você vai definir quem é seu cliente e como vai chegar até ele.
Na nossa confeitaria fictícia, ficou definido para cada bloco que:
- SEGMENTO DE CLIENTES (quem vai comprar): moradores do bairro, empresas que precisem fazer um coquetel, pessoas que estejam organizando pequenos eventos.
- RELACIONAMENTO COM CLIENTES (como fazer o atendimento do cliente): por meio do formato pegue e leve na confeitaria e através de atendimento personalizado e individual, para pessoas que querem organizar um evento.
- CANAIS (como chegar no cliente): fazer a venda no balcão e a divulgação em redes sociais. Para entregar os produtos: contratar uma empresa de entregadores.
O que vou oferecer ao cliente?
Bem como definir o perfil de clientes, saber o que vai oferecer para eles também é importante. Por isso, é preciso que você crie uma proposta de valor para seu negócio. Ou seja: declare o motivo que vai fazer com que os clientes escolham seu produto.
Em nossa confeitaria a proposta ficou assim:
- Oferecer produtos de confeitaria que mantenham sabor e qualidade.
- Os produtos oferecidos mantém sempre o mesmo padrão. Isso significa que, tanto na venda de produtos à pronta entrega quanto nas encomendas os produtos terão sempre o mesmo gosto.
Como fazer a produção?
Aqui, você vai precisar definir de que maneira será feita a fabricação do produto e quais serão seus aliados nessa tarefa.
Por isso, pense em quais são as principais atividades do negócio, quais recursos você precisa para fazer com que sejam viáveis e como pode criar uma rede de parceiros que vão te ajudar. Nesse sentido você pode, por exemplo, pensar em:
- Fazer parcerias chave com: fornecedores de matéria-prima e empresas de entregadores com o intuito de diminuir seus custos. Também pode criar um contato com empresas e organizadores de eventos, para aumentar as vendas.
- Ter suas atividades chave focadas em: manter sempre a mesma qualidade de sabor, fazer a divulgação constante e manter um bom sistema de logística.
- Quais são os recursos principais de que precisa para a empresa sair do papel. Assim, pense no seu espaço físico, na compra e manutenção dos equipamentos, da rede de distribuição e também em qualificação constante.
Quais serão minhas despesas e receitas?
Nesse momento, você precisa pensar e organizar as entradas e saídas de dinheiro. Ou seja: definir quais são seus custos e quais são suas receitas. Veja, por exemplo, a previsão de custos e receitas do Canvas para nossa confeitaria:
- ESTRUTURA DE CUSTOS: fabricação dos produtos, manuntenção dos equipamentos, salário do funcionário e também da proprietária, distribuição e divulgação.
- FONTES DE RECEITA: vendas diretamente no balcão, festas de aniversário, de casamento, entre outras e também para eventos corporativos.
Terceiro passo: preencher o quadro
Finalmente, depois que você decidir cada bloco de seu Canvas, coloque as informações em seu quadro. Veja como ficou o Canvas que fizemos para a confeitaria:
Como você pode ver, com todas as informações organizadas, fica mais fácil de entender como funciona a empresa.
Antes de ir, queremos lembrar que o modelo de Canvas que criamos é só um exemplo. Na internet você pode encontrar modelos para os mais variados tipos de negócios. Porém, por mais que existam modelos já prontos, lembre-se que eles devem servir para inspiração e que é importante que você crie seu próprio Canvas. Afinal, cada negócio é único e deve ser tratado como tal.