Dropshipping: a estratégia de venda sem estoque

Quem está começando um novo negócio e tem talento pra vendas, pode abrir um comércio e evitar grandes gastos no início se utilizar o dropshipping, uma forma de vender sem estoque um produto entregue por parceiros.

Em tempos difíceis, até grandes empresas encontram dificuldades para vender. Com tantas pessoas e pequenas empresas, mais distribuídas nas cidades, é uma boa alternativa fazer parcerias para vender mais. Custos de estoques são muito grandes para as empresas, ao mesmo tempo em que o custo para manutenção de uma estrutura de vendas também afeta o preço final. Assim, muitas delas preferem fazer parcerias com pequenas empresas que tem maior possibilidade de desenvolver uma relação mais próxima com o consumidor. Conheça melhor o Dropshipping, uma estratégia de venda sem estoque, que está fazendo muito sucesso nessa época.

custo de estoque alto para vendas
O custo de estoque é um dos maiores impeditivos para quem está começando.
Imagem: unplash.com

Dessa forma, unir essas duas pontas é uma alternativa que traz lucros para ambas empresas envolvidas. Se você tem um pequeno comércio ou se está começando, vale a pena dar uma olhada nessa opção. Com a internet, muitas dessas parcerias tornaram-se possíveis até para microempresas, que podem ter um comércio on-line ou operarem em um market place. De uma forma ou de outra, o dropshipping pode ser bem lucrativo, se bem feito. Confira nesse artigo como funciona.

Como assim, sem estoque?

duvida com dropshipping
Imagem: br.freepik.com

Dropshipping vem do inglês drop (soltar) e shipping (expedição,remessa), tratando-se de uma forma de venda em que o vendedor não precisa estar em contato com o estoque. Ele simplesmente faz a negociação ou intermediação de compra com o cliente. A entrega é, digamos assim “terceirizada”. Na verdade, o produto nem é seu realmente, pois o fornecedor nem envia pra você, que nem tem contato com a mercadoria. Ao fazer a venda, você simplesmente emite uma ordem de entrega, que é enviada para o parceiro entregar direto pro seu cliente, mas em seu nome. Assim, o estoque existe mas é direto do seu grande parceiro.

E o mais legal é que você também nem precisa de loja física! Sim! Com parceria você pode ter apenas a loja virtual, ou estar num marketplace. Inclusive pelas redes sociais como o Facebook isso é possível, sem necessidade de se abrir uma empresa, porém, requer um pouco mais de dedicação.

Esse tipo de parceria pode ser feita com qualquer pessoa, não precisa ter grandes habilidades de venda ou de comércio. Porém, é importante ter alguns cuidados e se informar de todos os pontos possíveis de acontecer. Vamos detalhar como você pode começar nesse ramo:

1 – Defina o nicho onde você vai atuar

Nicho é uma área, um ramo de atuação. Por exemplo, existe o nicho de roupas infantis, roupas pra bebê, roupas para pessoas plus size, dentro do mercado de vestuário. Existe o nicho de eletrodomésticos, de instrumentos musicais, de móveis, etc. Enfim, há uma gama imensa de áreas para se atuar. Identifique-se com uma que goste. Ao definir onde você vai atuar é importante se informar como é esse mercado, quem são os compradores, idade, gênero, preferências, quando geralmente compram, etc. Assim, você pode direcionar sua divulgação para as pessoas certas.

2 – Faça anúncios criativos

Nada de pensar em propaganda tradicional como panfletos, rádio e TV. Estamos na era da internet e o melhor lugar pra anunciar é nas redes sociais. E tudo de forma gratuita. Busque no Facebook, por exemplo, grupos de compra e venda de utilidades e crie uma página com sua loja. Comece a divulgar aos poucos, faça artigos, textos, blogs, vídeos sobre os produtos que você vende. Existem técnicas para fazer bons anúncios como os gatilhos mentais, mas isso pode ser assunto para outro artigo.

3 – Procure lojas parceiras

Como já mencionado há muitas lojas que fazem essa parceria. A maior parte das grandes lojas brasileiras, como Casas Bahia, Magazine Luiza e Americanas, trabalham com essa atividade e oferecem a oportunidade do negócio dropshipping, para nichos variados.

Algumas observações

Agora que você já tem uma boa ideia do que é a estratégia do Dropshipping, de venda sem estoque, deve seguir algumas recomendações.

Como todo início de negócio é fundamental ter um certo conhecimento do processo de vendas, marketing e logística. Existem muitos cursos na internet sobre esses assuntos, a maioria você encontra no Youtube, alguns até gratuitos.

Também é preciso saber que você fica muito dependente do seu fornecedor em relação à disponibilidade do produto, preços e frete. Por isso, deve-se ficar atento, conferindo diariamente essas questões para manter-se atualizado e manter seu cliente informado, para não ter dor de cabeça!

Existem muitas opções de produtos para vender e por isso mesmo é interessante tentar se diferenciar. Hoje já tem muita gente trabalhando com isso. Se você tem algo a mais, se seu produto é pouco encontrado, você tem uma vantagem, mas pra isso você precisa monitorar o mercado, acompanhando as notícias, tendências, sazonalidades, etc. Por exemplo, em época de calor dificilmente você vai vender casacos, por mais que esteja em promoção ou na moda. Assim, o conhecimento do comportamento do consumidor é muito importante nesse momento.

Outra questão é que já há profissionais e empresas que facilitam a criação desse tipo de negócio. O Magazine Luiza fornece praticamente 100% dos recursos que você precisa para iniciar. Também vale a pena dar uma conferida no site da Squid (que trabalha com importados, então, muita atenção!).

Por fim, para qualquer negócio é importante ter um plano de atuação, e principalmente, um bom controle financeiro. Aqui no Universo Negócios você pode acessar um guia pra te ajudar e evitar surpresas desagradáveis.