No mundo moderno e digital, focar só no marketing tradicional é ficar pra trás. Conheça melhor essa ferramenta de marketing digital em 3 passos, essencial nos dias de hoje para conquistar clientes de forma efetiva e duradoura.
Nós estamos vivendo num mundo diferente, não é mesmo? Vivemos o tempo todo na internet, em meio a soluções digitais a um clique ou toque de dedos. Termos antes estranhos como marketing digital, networking, algoritmo, etc, já fazem parte do mundo globalizado e super conectado. Assim, com todas essas mudanças as pessoas não querem mais perder tempo e sim buscar cada vez mais rapidez e eficiência. Diante disso, empresas mais atentas entendem que devem se reinventar e oferecer produtos e serviços que atendam aos desejos dos consumidores mais exigentes. E o mundo realmente mudou, afinal, quem ainda procura telefones e endereços nas listas telefônicas? Aliás, elas ainda existem?
Então, todo mundo sabe que, pra tudo que se precisa encontrar, basta ir no Google e pronto! Mas, aí que a coisa fica tensa: com tantas opções na internet, em sites e aplicativos diferentes, como escolher a melhor? Nesse momento, as empresas podem adotar essa super estratégia de marketing digital de 3 passos!
Os gurus do marketing perceberam que a experiência do usuário e do consumidor na internet é diferente do mundo físico. Eles, descobriram que uma maior proximidade do vendedor com o cliente antes da compra, gera uma relação mais próxima com o produto, ou seja, uma identificação, de forma que a percepção do consumidor é que a solução proposta vem exatamente de encontro ao que ele precisa. E nesse momento, o também conhecido como marketing de atração pode atuar, através de 3 passos simples, mas essenciais: atrair o cliente, criar um bom relacionamento e convencer para a compra.
Vamos entender melhor cada um desses passos:
Atração inicial
Você já percebeu que quando está nas ruas costuma olhar para várias vitrines das lojas, e mesmo assim nem tudo chama a sua atenção? Pois é! Com muitas mudanças, nem tudo vai chamar a nossa atenção mesmo. Por exemplo, hoje em dia não basta colocar uma faixa: “Compre aqui, com 10% de desconto!” Não! Para uma empresa competir de igual pra igual, ou melhor, para competir com uma vantagem, é preciso chamar a atenção do cliente de forma diferente! E para isso, nada melhor do que utilizar a internet!
Então, estar na internet e nas redes sociais é super importante, porque você tem mais uma vitrine para a divulgação de seu produto ou serviço. Ou seja, é uma vitrine diferente, porque pode atingir mais pessoas. E como as pessoas estão nas redes sociais e pessoas são consumidores, é possível fazer uma divulgação mais planejada, mais focada em potenciais clientes. Assim, pode chamar a atenção através de uma reflexão ou de uma história em que eles se identificam.
Mas isso funciona se você vende só produtos físicos? Nesse caso, não tem diferença, afinal estamos falando de experiência! Assim, não importa a forma de venda, o consumidor pode ter uma boa experiência antes de comprar, de forma que ele “aprenda” um pouco mais sobre seu problema e descubra que a solução está com seu produto. E um bom exemplo disso são as amostras grátis e a degustação de produtos nos supermercados! Com essas práticas, você conduz seu cliente a um relacionamento.
Relacionamento
Cria-se um relacionamento quando você conduz seu cliente em potencial para a solução que ele procura, por meio de uma conversa simples. Sim! Com um tom mais próximo, o consumidor fica mais disposto e interessado. E isso, às vezes, é ótimo porque pode acontecer do próprio consumidor não saber bem do que ele precisa. Assim, você pode ajudar a solucionar esse problema, ao apresentar uma solução, que seja simples, desde que o cliente saia de uma situação chata ou de uma dor ou que atenda a um desejo dele, a uma busca por algo novo, enfim. Ao fazer esse relacionamento, o cliente fica mais à vontade e criando mais confiança no que você oferece.
Esse relacionamento fica mais forte se você publica nas redes sociais, se você mostra depoimentos de quem já comprou seu produto, se oferece várias opções de pagamento, etc. O importante é que o cliente perceba que ele precisa mesmo do seu produto, e que, talvez, ele nem percebia isso, deixando-o agradecido por você o conduzir. E esse é um passo fundamental. Ao criar um vínculo com seu potencial cliente, ele mostra-se disposto a aceitar comprar seu produto ou serviço.
Vendas
Nesse momento você já tem a confiança do seu cliente e, a partir daí, a oferta que você fizer vai estar de acordo ou até ser superior ao valor que o cliente deseja, de forma a resolver o problema do seu cliente, deixando ele feliz e disposto a voltar a comprar de sua empresa.
E com esse bom relacionamento, você ganha assim a confiança do cliente, ele logo fica disposto a comprar, e, assim, você consegue um cliente satisfeito e grato porque você mostrou uma boa solução pra ele. E quando o cliente se sente valorizado por você demonstrar atenção, confiança e empatia, você gera uma relação de parceria. Sendo mais positivo ele até vai indicar seu produto ou serviço para mais pessoas! Assim, mesmo que a venda não seja feita nesse momento, você passa a ter seguidores. Seguidores estes que podem continuar te observando até finalmente se convencerem que seu produto ou serviço é bom pra eles.
A estratégia de marketing de atração em 3 passos é bem simples e já era, de certa forma, uma ferramenta poderosa nas vendas físicas, porém de outras maneiras. Hoje, com a internet, pode-se atingir um público muito maior e mais de acordo com a sua área de atuação.
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