Você não precisa ser um gênio para criar algo realmente revolucionário. As grandes empresas começaram pequeno, mas com potencial muito grande. Use sua criatividade e descubra novas maneiras de fazer negócios.
Se você tem uma boa ideia hoje é bom você pensar e explorar isso. Por mais que pareça idiotice, ao usar sua criatividade você geralmente chega em algum lugar e aquilo pode virar mesmo uma febre ou pelo menos vira outro negócio parecido. Leia esse artigo até o fim, pense se você tem uma grande ideia e transforme ela na próxima Startup milionária!
Mas o que é uma Startup? Uma empresa pequena? Uma grande empresa? Um negócio milionário? Na verdade é tudo isso! Ficou confuso? Vamos explicar. Empresas que fazem muito sucesso com seu produto ou serviço geralmente nasceram da ideia de resolver pequenos problemas, tais como baratear o serviço de táxi, facilitar a compra e entrega de comidas ou proporcionar encontros improváveis na vida real. Essas são ideias que começaram pequeno.
Assim, uma Startup é uma empresa inovadora, não necessariamente de tecnologia, mas que traz um ganho para as pessoas muito grande, com potencial de crescimento e escala, ou seja, oferece produtos ou serviços que podem ser vendido para muitas pessoas sem aumentar muito os custos.
Que tal você fazer o mesmo? Mesmo que não tenha recursos, mesmo que não entenda nada de negócios, você pode começar a explorar suas mais “loucas” ideias e criar algo sensacional! As pessoas que inventaram Uber, Ifood e Tinder não tinham tanta pretensão no começo, mas ao ganhar experiência passaram a olhar o mercado de uma forma mais proveitosa. Hoje você faz ideia de quanto elas faturam?
E aí? Se interessou?
Será possível mesmo?
Claro que sim! Mas também é claro que isso não acontece do dia pra noite! Tem que ter muito trabalho. Mas no final é muito compensador!
Quando você é uma pessoa observadora, que vê empresas funcionando de forma bacana, com clientes entrando e saindo, você pode pensar: “Eu poderia fazer algo assim também”. E ir além: “Eu posso fazer algo melhor!” E essa é uma premissa básica de novos negócios: eles surgem da modificação de negócios existentes, de melhorias e avanços que outros não identificaram e não exploraram.
Antes de começar é necessário entender bem o que vai ser feito, procurar resolver um problema, podendo utilizar tecnologia ou simplesmente mudar a forma de fazer, usar o que já existe de forma diferente, ou seja, inovar. E pra isso você deverá estudar o mercado e usar a criatividade!
Vamos a algumas dicas que podem te ajudar a explorar seu lado empreendedor:
1) Observe à sua volta
Em primeiro lugar é bom você testar seu lado observador! Sim! Não precisa ser às escuras, vista sua “cara de pau” e pergunte nas empresas que você frequenta como elas funcionam, o que fazem, o que poderia melhorar, o que pretendem fazer no futuro, quem são os clientes, etc. Analise os pontos fortes e fracos, descubra oportunidades, explore algo simples. Logo você terá uma boa ideia. Por exemplo: enquanto as pessoas esperam sua vez de serem atendidas num balcão de loja, como você aproveitaria essa brecha de tempo com algo produtivo? Pense além do cafézinho, da televisão. Que tal uma massagem experimental? Isso diminui a tensão de espera e anima as pessoas a continuarem ali. Pensar como consumidor é sempre uma boa forma de criar um novo negócio. Observe!
2) Seja consumidor curioso
Além de observar o lugar, a rotina, o atendimento, observe o produto final ou serviço. Vale a pena comprar e fuçar como um produto funciona, que material é feito, enfim, montar e desmontar, se for algo menos complexo. Isso pode ser feito com artigos de vestuário, calçados, utensílios domésticos, etc. Assim, você começa a ter ideias de melhorias ou combinações. Pense por exemplo, como deve ter surgido o primeiro cinto de calça: alguém deve ter cansado de amarrar a calça com um cordão toda vez que precisasse e pensou em algo melhor e mais firme, como uma alça de couro e regulável. Questione!
3) Busque opiniões
Ter uma ideia não é nada se ela não pode ser explicada e executada. Quando você demonstra pra alguém que uma ideia é possível a pessoa pode te fazer perguntas que te abrem a cabeça, podem não gostar, sugerir mudanças, questionar, palpitar. Toda contribuição de ideia é válida. Faça isso com pessoas próximas, amigos e familiares. Mas o melhor mesmo é falar com quem tem alguma experiência. Existem consultores para ajudar novos negócios, voltados para startups. Vale muito a pena buscar se informar e entender de tudo que envolve esse tipo de negócio: oportunidades, mercado, riscos, ganhos, etc. Pergunte!
4) Use suas habilidades
Todo mundo tem talento para alguma coisa, mesmo que seja para apenas “fazer fofoca”. Essas pessoas, que gostam de fazer fofoca, por exemplo, tem um talento bom para convencer as outras pessoas de algo. Ao utilizar esse “talento” para vendas por exemplo, essa pessoa pode descobrir uma forma lucrativa de usar o poder da fala! Você pode ter muitos talentos como desenho, escrita, fotografia, cozinha, pintura, etc. Sempre alguma coisa pode ser aproveitada para você criar algo, nem que aquilo te leve para um negócio que nada tem a ver com a ideia inicial. Experimente!
5) Procure profissionais pra ajudar
Dizem que quem vai sozinho chega mais rápido, mas quem vai acompanhado chega mais longe! Por isso, é importante cercar-se de pessoas que podem ajudar, principalmente quando você não domina alguma habilidade. Por exemplo, você pode ter muito habilidade com jardinagem, mas não entender nada de contabilidade. Assim, você procura alguém que faça essa outra atividade. Trocando ideias ambos saem ganhando. Compartilhe!
6) Não espere ficar tudo pronto
O ideal é lançar o produto o quanto antes e ir aprimorando aos poucos. Nunca estará perfeito. Lembre-se que feito é melhor do que perfeito! Então, não espere muito, afinal, as ideias mais simples vão melhorando com o tempo conforme a empresa vai crescendo. Se você espera demais pra aperfeiçoar sua ideia ela pode não ser mais interessante. As oportunidades costumam aparecer rápido. Por exemplo, pense como a pandemia de 2020 obrigou muita gente e muitas empresas a mudar, a se reinventar! Então, essa é uma oportunidade de rever algo que não está mais dando certo e abre possibilidades para novos negócios surgirem! Não perca tempo e lance seu produto ou serviço assim que puder! Logo você terá um retorno que vai definir se você continua, se muda, ou…
7) Aceite que você pode fracassar
Nada é 100% garantido. Aprenda que por mais que você se esforce, é possível que tudo venha por água abaixo. Mas não se desespere, tenha resiliência e use do fracasso como degrau para seu sucesso. Muita gente fracassou antes de conseguir alcançar o sucesso. Portanto, tenha a mente voltada pra continuar, mesmo que não dê certo na primeira tentativa, afinal, ninguém nasceu sabendo. A experiência é o melhor aprendizado! Algumas vezes você tem que ceder. Isso faz parte do caminho.
Enfim, essa é uma forma de começar um negócio diferente do processo tradicional. O importante aqui é usar a criatividade. Porém, essencial é que você tenha um plano para a ideia se concretizar. E isso pode ser feito através do plano de negócios. É um modelo tradicional, mas para apresentar a ideia para alguém que vai investir nela é importante ter algo escrito e bem montado. Para criar um bom plano de negócio acesse nosso artigo Como fazer um bom plano de negócios e comece hoje mesmo sua ideia milionária!