Você começou seu negócio mas ele ainda não decolou? Está trocando 6 por meia dúzia? Então, que tal se destacar? Descubra como tornar sua marca atraente ao público, criando afinidade e fidelidade!
Quando iniciamos um novo negócio tendemos a olhar para ele com nossos olhos, mas se você pensar bem, é muito importante que você entenda os seus clientes, o que eles gostariam de obter e de comprar. Por isso, se você demonstra com seus produtos ou serviços, que eles atendem exatamente o que seu cliente quer, e ainda supera as expectativas, você está no caminho certo para o sucesso! Mas como fazer o negócio ser desejado pelos clientes e tornar sua marca atraente ao público?
Não é muito difícil encontrar inovação todo dia. Vender salgadinhos na rua é fácil, mas fazer “o” salgadinho, aquele que ninguém faz igual é outra história. Por isso é importante explorar suas habilidades, seja na cozinha, em atividades manuais, seja usando dons artísticos, ou experiências de empregos anteriores. Assim, você já tem uma competência criada que pode ser utilizada para começar algo novo, e até melhor que os produtos e serviços já existentes no mercado!
Por onde começar?
Para quem está começando em qualquer negócio é preciso antes se questionar: como eu posso me diferenciar e atrair um tipo de cliente específico? Como posso ser único no mercado? É fundamental buscar essa diferenciação, porque ao criar uma marca genuína e confiável, os clientes tendem a voltar a comprar de você e indicar para outros clientes.
Uma boa estratégia que muitas empresas utilizam é o mercado de nicho. Para vários negócios existem nichos. Mas o que são nichos? São determinadas áreas de negócio mais especializadas em relação à maioria. Muitas empresas tiveram enorme sucesso ao explorar um mercado que ninguém ainda estava prestando atenção.
E a melhor forma de divulgar seus produtos e serviços é falando sobre eles na internet, por meio de sites e redes sociais, onde você pode contar um pouco mais da empresa, do seu time, dos valores, do processo de produção, dos benefícios dos produtos, etc. Narrando várias histórias relacionadas você cria uma sensação de proximidade com seus clientes. Lembre-se sempre de enfatizar aquilo que você é bom, ou seja, aquilo que te faz ser diferente.
Então, quando vendemos algo, temos que saber que antes de tudo estamos vendendo um conceito, uma ideia, associados a um atendimento de um desejo pessoal.
Missão e valores
É importante que você busque primeiro a qualidade, não se diferenciar por diferenciar, mas ter um compromisso honesto com o cliente, sem “maquiagens”. E uma forma legal de demonstrar isso é mostrar que sua empresa tem missão e valores. Pode ser algo simples, um quadro perto da porta do seu comércio com algo do tipo: “Nossa missão é levar qualidade e satisfação superiores aos nossos clientes, através de doces e salgados artesanais, deliciosos e feitos na hora!“. Assim, os clientes tem uma visão mais diferente do seu negócio, vendo como algo sério, com respeito.
Para ajudar a criar sua missão e valores faça-se as perguntas:
O que eu faço é bom? Eu tenho paixão pelo que faço? Por que eu faço isso?
Meu método é único? Como é meu processo? Que valores estou levando ao produto final?
Como minha marca pretende ser conhecida? Que valores eu quero associar ao meu produto ou serviço?
Demonstrar que sua empresa tem valores, que é atenta à responsabilidade social, ambiental, que tem preocupação com a comunidade, é uma forma de criar um vínculo que vai além da relação comercial de compra e venda! E isso é muito comum em pequenos negócios, justamente por ter um contato mais humano entre o cliente e o vendedor. Essa é uma vantagem que nenhuma grande empresa consegue ter. E uma boa dica é: investir em atendimento diferenciado. Dê mais do que seu cliente espera, forneça brindes, presentes, crie uma relação mais próxima!
Exemplos que deram certo
Pegue, por exemplo, o negócio de venda de motocicletas. A maioria das motos vendidas são populares, voltadas para o trabalhador, de baixa a média renda. Mas há nichos específicos como motos esportivas, motos de corrida, motos de trilha e motos estradeiras. Esse último nicho é muito bem explorado por uma marca muito conhecida de motos. Você sabe qual é? Sim! Harley Davidson!
Essa marca é um sucesso no mundo todo, simplesmente porque seu produto está associado a um estilo de vida, não a uma moto para usar no dia a dia, mas para passeio, para a pessoa se sentir valorizada, charmosa, participar de um grupo, etc.
Outra marca que criou “escola” é a Coca-Cola (com o perdão do trocadilho). Ninguém chega numa lanchonete e pede: “Me vê aí um refrigerante com gás sabor cola”. Você pede simplesmente uma Coca-Cola e o mundo todo sabe o que é! Essa marca é um exemplo de referência no mercado. Ninguém faz igual! E não precisa ser uma grande empresa pra fazer isso. Há muitos casos de comércios de bairro, vendinhas, pequenas lojas que cresceram, justamente porque não fizeram o que todo mundo fazia. Se diferenciaram e valorizaram essa estratégia, atraindo cada vez mais público!
Enfim, este é um tema recorrente aqui no Universo Negócios. Hoje em dia quem quer se manter no mercado tem que estar ligado nas novidades e na tecnologia. Quer saber mais sobre estratégias de vendas? Confira nosso artigo sobre Marketing de 3 Passos, clicando aqui.
Seguindo essas dicas você vai tornar sua marca reconhecida, responsável, e assim, vai ser mais atraente para o público, conquistando mais clientes e aumentando as vendas do seu negócio !